Será que mudei depois que vim morar na Holanda???!

Little Jujuba, juntamente com as meninas do grupo “Blogueiras Brasileiras na Holanda” vão contar para vocês três coisas que mudamos e aprendemos com nossa vida na Holanda. Super interessante de ver todos os diferentes pontos de vistas. Será que mudei?? Descubram as minhas principais mudanças ai abaixo: 

  1. Fazer todas as tarefas de casa, trabalhar e ser mãe sem ajuda de ninguém – A verdade é que no Brasil nunca precisei cozinhar ou pegar em uma vassoura. Eu trabalhava pra caramba, morava com minha família e ainda tínhamos empregada. A primeira vez que preparei um jantar de verdade foi aqui na terra dos moinhos. Hoje em dia faço de tudo, limpo, lavo, passo, cozinho, lavo vidro, cuido do jardim, e tudo mais que precisar. Sinto falta de ter alguém fazendo por mim? As vezes sim, seria hipocrisia dizer que não. Mas o resultado de se viver em uma sociedade mais justa, vale todo o trabalho. 
  2. Dizer “Não” quando não posso ou não quero fazer algo – Esse item é o mais difícil do pessoal do Brasil aceitar, acho inclusive que já me afastou de algumas pessoas. Brasileiro não está acostumado a ouvir o “Não” tão normal aqui na Holanda. No inicio também me assustava, hoje em dia não vivo sem. Saber os meus limites e poder ser clara em relação a eles, sem ter medo de ofender alguém é um presente que a Holanda me deu. 
  3. Marcar horário na agenda para tudo – Aqui TUDO é combinado com antecedência, leia-se meses, e na maioria das vezes com hora para começar e terminar. Eu agendo cerveja com os amigos, visita a família, encontro com os amiguinhos da Ju, tudo!!!!!! Agenda é item de extrema necessidade por aqui, a minha é acoplada online com a do meu marido, assim não marcamos nada no mesmo dia. As vezes olho e estou com todos os meus fim de semanas lotados para os próximos meses. Nem sempre acho legal, mas ao mesmo tempo, com a vida corrida que temos aqui, é necessário ter um planejamento sim. Mas não me chama para tomar uma cerveja no dia 10 de agosto de 2017, por favor …. um mês de antecedência para uma cerveja está bom, né?!!!!

Segue o link para ver o ponto de vista das outras meninas:

2 comentários sobre “Será que mudei depois que vim morar na Holanda???!

Deixe um comentário

