Kunstahal KADE – As Cores do Stijl

Little Jujuba está participando de mais uma blogagem coletiva com as meninas do grupo Blogueiras Brasileiras na Holanda. Dessa vez vamos falar sobre arte, que é um tema que amo, mesmo sendo leiga no assunto. O tema escolhido foi “Design Holandês: Os 100 anos De Stijl”, que é um movimento artístico e arquitetônico que começou na cidade de Leiden, na Holanda, em 1917. Esse movimento teve como seus principais representantes Piet Mondrian, Vilmos Huszár, Bart van der Leck, Gerrirt Rietveld, Robert van ’t Hoff e J. J. P. Oud.

O “Stijl” (estilo em português) está fazendo 100 anos e por isso a Holanda está promovendo um grande evento, chamado “Mondrian to Dutch Design”, com exposições relacionadas ao tema. Tenho a sorte de morar em Amersfoort, que é a cidade onde Piet Mondriaan nasceu, e por isso muito importante para o movimento. Temos dois museus participando desse evento aqui na minha cidade. Vou falar sobre o Kunsthal KADE, que está com a exposição “De Kleuren van de Stijl”, “As Cores do Estilo” em português. E a amiga do blog Melissa na Holanda (o link está no final do texto) vai falar sobre o Mondriaanhuis, a casa de Mondriaan.

O Stijl ficou conhecido pelo uso das cores primárias amarelo, azul e vermelho, mas esse foi o mesmo motivo que dividiu os artistas envolvido nesse movimento, já que eles descordavam das cores que deveriam ser usadas e de quais a serem consideradas primarias. Eles tinham a idéia de usar a cor como um elemento a parte da arte, por isso estudaram e exploraram muito o uso delas nesse movimento. 

O foco dessa exposição, dividida em três galerias, é justamente mostrar as diferentes visões dos 6 maiores artistas e como eles a aplicaram. O museu mostra peças importantes, entre quadros; peças de design, incluindo a famosa cadeira de Rietveld; maquetes arquitetônicas; e também traz documentos, cartas, livros e desenhos que os artistas usaram para estudar a composição das cores para o De Stijl. No final da exposição fica claro que cada um desses artistas construíram sua própria visão das cores a serem usadas.

IMG_5883
Foto: Melissa Alfeu


IMG_5849
Foto: Melissa Alfeu

 

IMG_5887
Foto: Melissa Alfeu

Como meu blog é direcionado para o universo infantil, não posso deixar de falar sobre as atividades super divertidas que eles disponibilizaram para as crianças no museu. 

  • Um quarto todo branco, incluindo os móveis, onde as crianças podem decora-los com adesivos redondos e coloridos.


  • Uma sala para se brincar com sombras, onde uma luz projetada em uma mesa repleta de garrafas, copos e tubos coloridos, se transforma em sombras coloridas na parede branca. As crianças podem colocar os objetos da maneira que quiserem. 


  • Por último, e na minha opinião a mais legal, é uma sala escura, com uma parede cheia de buracos para encaixar rolhas de vinho. O interessante é que as rolhas são pintadas com tintas fluorescentes que brilham no escuro. O efeito é fantástico. Nós usamos para escrever o nome da Jujuba na parede.


Não deixem de ver os outros blogs para saberem mais, essa postagem está demais. Segue abaixo os links:

Fernanda Campestrini – Beyond Wind Mills – Eindhoven
Melissa Alfeu Pribanic – Melissa na Holanda – Amersfoort
Paula Chinelato – The Nerdylands – Leiden e breve menção a Haia
Roberta – Holandesando – Casa Rietveld Schroder em Utrecht
Fabi – Por onde anda Fabi? – O Movimento / De Stijl
Anúncios

3 comentários sobre “Kunstahal KADE – As Cores do Stijl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s